06/03/2018

Entrevista horda Heia



Entrevista horda Heia.
Por Vox Morbidus.

PZ - Gostaria que conta-se um pouco sobre a primeira formação da horda Heia. Quais eram suas principais influências?

Saudações, primeiramente, obrigado pelo interesse na horda e uma honra para nos estarmos nas paginas desse grandioso artefato. Bom, a horda foi montada em 1999. E quanto à primeira formação: por coincidência eu estava ontem mesmo com o baterista, que foi o nosso primeiro baterista, na demo “Oraculo” ele usava o Pseudonimo de “Posseidom”, nos somos grandes amigos, e o Baixista na Demo era o “Infernus” eu não vejo a mais 14 anos nem sei como ele esta, quantos as influencias, elas são as mesmas ate hoje. As sonoras são as mesmas porque as ideológicas elas mudaram.

PZ - A horda lançou sua primeira demo em 2001 intitulada “Oráculo”, como foi a produção desse primeiro trabalho dois anos após sua formação?

Olha, em 2001, a gravação foi o que a gente chama de “Aero” aqui em Goiânia, que e tipo ao vivo, todo mundo tocando junto, e o estúdio capta o áudio de dentro da sala e te entrega isso num “MD” ai passamos para fica cassete. Eram nossas primeiras 6 Musicas, foi muito bom, eu adoro essa Demo e eu penso em relança-la em cassete de novo, eu gosto muito de Tape e de Vinil.

PZ - Como eram feitas as divulgações dos trabalhos da horda no início?

Bom, era como toda a banda que surgiu nas antigas, era feita por carta, não havia internet, email, rede social e nada disso. Era tudo por correspondência. A melhor época da minha vida, era muito bom. Alguns desses contatos de carta eu tenho amizade ate hoje. Era uma grande época da cena Negra Nacional.

PZ - Em 2003 a horda lança sua segunda demo intitulada “Baphomet” com 2 videos clipes das músicas “Ritual” e “Missa Negra”. Como foi a aceitação desse trabalho, já que a banda inovou lançando esses dois clipes?

Isso, mesmo, na demo Baphomet, a Informática já havia chegado, então eu consegui fazer um CD-ROM para rodar os clipes, e fomos para um Studio com gravação melhor, os instrumentos foram gravados juntos e o vocal foi separado, e como já tínhamos mais experiência, ficou tudo melhor, a evolução entre um material e outro e Nítido. Ficou muito bom, Baphomet só foi lançado em cd-r, cinco musicas que também era um CD-ROM com dois vídeos clipes: Ritual e Missa negra. Sempre gostei muito de Vídeo Clipe. A musica Ímpio dessa demo a gente toca ela ate hoje.

PZ - O debut 'MAGIA NEGRA' foi lançado em 2007. Qual a influência das primeiras demos sobre esse trabalho? O que mudou em relação a demo "Oráculo"?

Mudou muita coisa, Magia Negra e um “full” Gravação altamente profissional, gravamos no melhor estúdio que tínhamos em Goiânia na época, gravamos com Gustavo Wasquez, ele já tinha gravado antes Miasthenia e Vultos Vociferos, ele e referencia no que ele faz, por isso deu aquele resultado grandioso.


PZ - Hoje, já com grande experiência na cena underground, como classificar o cenário atual e quais facilidades ou dificuldades de se manter uma banda.

Olha, a cena mudou bastante, com Internet e redes sociais e etc, e junto veio muitas bandas, hordas e muito selos, e logico, muita gente que adiciona na cena e pessoas que atrapalham a cena. As facilidades são de comunicação os meios então bem mais dinâmicos, contatos de 17 anos atrás que você tinha que esperar a carta chegar do correio, hoje e instantâneo. Então tudo mudou muito, agora classificar a cena e difícil, quanto à facilidade e dificuldades, bom vamos pelas dificuldades que são muitas: Estamos em um país de terceiro mundo então tudo aqui luta contra você: O governo, a policia, ladrão e o sistema, tudo e conta você. As facilidades e a internet.

PZ - Em 2015 a horda lançou seu primeiro trabalho em vinil intitulado "TERROR DE UMBRAL", poderia explicar como foi produzir e lançar esse trabalho em um formato mais 'clássico'?

Sim, foi um compacto Split 7ep, eu adoro vinil e tape cassete eu coleciono os dois, principalmente vinil, e ter um lançamento em vinil para min e a maior Honra que horda pode ter, tanto que fizemos mais dois em vinil e vamos continuar fazendo.

PZ - Como a horda seleciona os eventos para participarem, há algumas exigências específicas? Como está a rotina de eventos esse ano?

Olha os eventos esse ano estão muito bons, agora em dezembro estamos em Tour no Nordeste serão 10 shows, quanto as exigências de show elas são básicas, Passagem, alimentação e aparelhagem decente, e não tocamos de forma alguma com White Metal.
Morte a ESCORIA White.

PZ - Quais são os planos para a Horda em 2019?

Magia Negra será relançado em vinil, e vamos fazer tour pela Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela e com certeza eu devo lançar algo novo ano que vem.

PZ- Gostaria de agradecer novamente a horda Heia em ceder essa entrevista a Profanation Zine, deixo esse espaço para mais informações e contatos da banda.

Muito Obrigado pelo apoio, e uma grande honra para nos, Zines Impressos tem suma importância na nossa cena Negra Nacional.

Obrigado a todas as pessoas que apoiam a horda, e apoiam a nossa grandiosa cena.
Trevas..... nos vemos na estrada
Terra de Trevas .... Noite eterna.